Sassaricando, e o Rio inventou a marchinha que o Brasil inteiro canta

Trata-se de uma peça teatral, na verdade um musical, que – como sugere o título – canta, mas também dança e interpreta, as marchinhas de carnaval nascidas no Rio de Janeiro dos anos 30, 40 e 50. Todas eternizadas na identidade do povo e da cultura nacional. No elenco estão, maravilhosamente bem, diga-se de passagem, os cantores/atores Eduardo Dussek, Soraia Ravenle, Alfredo Del-Penho, Ivana Domenico, Juliana Diniz e Pedro Paulo Malta. Na obra de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral, com direção de Cláudio Botelho.

O espetáculo – e não há palavra melhor para descrever a produção – remete ao público uma gostosa viagem no tempo ou no imaginário. O cenário, os figurinos, a projeção de imagens da época, enfim, a aura de magia remonta aquele período. Tanto para os que o viveram, como embala os mais jovens ao exercício da construção das imagens, climas e ambientes que seus pais ou avós tantas vezes recordaram saudosos em suas cadeiras de balanço pelos alpendres das nossas infâncias.

O show é dividido em dois atos. Onde o repertório é argutamente agrupado por assuntos. No primeiro, os cinco blocos transitam por temas como:

Comportamento, que tem Maria Escandalosa, Seu Cornélio e Sassaricando, além de outras nove marchinhas.
No Entre quatro paredes o ânimo da platéia já está em alta e aparecem Aurora (de Mário Lago e Roberto Robeti), Cadê Zazá?, e a clássica Bandeira Branca (de Max Nunes e Laércio Alves), além de outras cinco.
Em seguida os pés, incontrolavelmente, batem no chão e as mãos coçam para bater palmas com o bloco:
De onde vem o dinheiro?, que traz Yes, nós temos banana, Barnabé, Cantores do rádio (de Lamartine Babo, João de Barro e Alberto Ribeiro) e mais sete músicas. Notem o nome deste último bloco… Curioso como 1940 ainda é atual nos dias e na política de hoje.

Nessa hora os cantores saem de cena e entra o primeiro vídeo. Na trilha, Marcha da quarta-feira de cinzas, composta por nada menos do que Carlinhos Lyra e Vinícius de Moraes. O trailer serve de enganche para a série seguinte:

Cidade que me seduz, onde todo o teatro já canta, bate palmas e dança nas poltronas dez inesquecíveis marchas, entre elas: A lua é dos namorados, Pastorinhas (de Noel Rosa e João de Barro), Vai com jeito, Alá-lá-ô e Tomara que chova.
Para fechar o primeiro ato, o tema é:
Padecer no paraíso, que reserva aos animados ouvintes sete  canções, entre as quais estão Daqui não saio, Seu condutor (de Alvarenga, Ranchinho e Herivelto Martins), e Vagalume.

Sobre o segundo – e melhor ainda – ato, eu conto num próximo post…

Clique aqui para ouvir as músicas do show

Anúncios

4 Respostas to “Sassaricando, e o Rio inventou a marchinha que o Brasil inteiro canta”

  1. Carmen Lúcia Says:

    Assisti à peça SASSARICANDO e gostei muito . Gostaria de comprar um DVD ou , se não tiver , os CDs da peça .
    Obrigada

    • Oliveira Rodrigo Says:

      Olá, em primeiro lugar obrigado pela visita. Aliás, fiquei curioso em saber como chegaste aqui… Mas, enfim, lembro que na época do show, eu andei procurando pela net e encontrei referência a dois cd’s com o repertório da peça. Pena que não lembro exatamente onde, mas creio que pesquisando palavras chave no google se possa achar. Eu mesmo farei isso e, se encontrar algo, informo no blog. Abraço e prazer em “conhecê-la”.

    • Oliveira Rodrigo Says:

      Oi, voltei, já descobri. O trabalho foi lançado pela, diga-se de passagem, excelente gravadora Biscoito Fino. Aí vai o link onde comprar os cd’s, já que os DVD’s estão -segundo o próprio site – esgotados.
      http://www.biscoitofino.com.br/bf/catalogo.php?var=sassaricando&x=8&y=9
      Abraço!

  2. Tiago Medina Says:

    E eu não fui porque não tinha 30 pila na carteira…
    Um dia serei rico! hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: