Esse foi o meu discurso de formatura…

 

Boa noite gente, e prometo, serei breve. Afinal de contas, as recepções nos esperam!

 

Eu queria começar dizendo que BEM MAIS do que indivíduos, somos e formamos uma SOCIEDADE. E assim sendo, precisamos defendê-la e buscar melhorá-la, SEMPRE! A nossa profissão é, além de propícia, FUNDAMENTAL para isso. E dessa maneira devemos usá-la e honrá-la. Mas não vim aqui fazer apologia a profissão. Nem, muito menos, ensinar formas e técnicas – quem sou eu para isso? –  a bacharéis regidos pelas batutas de tão sábios maestros.

Vim apresentar aos senhores, familiares e amigos dos formandos, histórias que talvez vocês não saibam ou não lembrem. Mas que eles jamais vamos esquecer. Algumas pérolas foram vividas por nós nesses últimos quatro anos de convívio acadêmico, barêmico, gastronômico, etílico e – agora por último – monográfico.

Dia primeiro de março de 2005 foi a aula inaugural da turma “regular” que se forma hoje. Na mesma sala estavam reunidos calouros dos três cursos PP, RP e Jornal. Que o Luiz nem sabia o que era. Daquela primeira gargalhada pela mancada do colega até chegar a esse púlpito, parece que o tempo passou voando. Começamos a faculdade brincando de procurar pessoas com coisas em comum numa aula de estética ou história da arte. Logo veio o tempo de se achar, de formarem-se os grupos, afinidades, panelinhas.

Algumas aulas torturantes, isso também fez parte, como não? Mas todas ótimas. O laboratório de jornalismo botou logo nossa cara na tela e nossas vozes no rádio. Era gente andando pra lá e pra cá no saguão tentando decorar o texto para os boletins. Algumas lendas foram se construindo. O medo da professora Finger, nóóóóssa, aula de televisão? E logo com ela? Veio o primeiro stand up, e o colega lança:

Morre! Jorge Savala Gomes, o PALHAÇO Carequinha. Risadas incontidas de alunos e a professora tentando não rir junto.

E as fotos? Quem achava que fotografar era mostrar a família abraçada atrás do bolo de aniversário tremeu diante de um certo professor Sempé, mas com uma cabeça e um olhar fotográfico privilegiados.

Mas nem só de medos e graça vivemos esses quatro anos. Muito menos houve uma relação distante entre mestres e discípulos. Teve colega que após cirurgia recebeu visita do Elson e do Júlio Cordeiro. Obrigado, mas não contem pra ninguém que eu estava com aquela camisola ridícula de hospital que deixa a bunda de fora.

Tivemos AULAS da profissão, mas LIÇÕES de vida. Não tinha mais jeito, como manter distância de colegas que depois da festa, às 6 da manhã, procuram desesperadamente um rádio dentro da bolsa para ouvir um programa sobre agricultura?

Ou de quem não cansa de propor um strip-poker? (Tranqüilizem-se pais de alunas, nunca foi realizado.) E de quem só come batata e queijo? Ou da que dorme dentro de banheiros em festas? Então fundamos o Sindicato da turma, com sede própria e tudo. Fez-se lá o amigo secreto com presente mais surreal da história, um rato branco.

E como não se aproximar de mestres como o sarcástico Vítor, do amigabilíssimo Fabian, da meiga Aline, do Marquinhos e suas histórias, do supremo mestre Leonam? E de outros tantos… Criamos então o projeto Prof. Mestre Cuca e fizemos professores cozinhar para alunos. As vezes aprendíamos mais numa noite dessas do que em um semestre de aula.

Tivemos cadeiras aos sábados pela manhã, algo insalubre e desumano! Professora Magda, é preciso reconsiderar! Programamos viagens que não realizamos, fizemos filmes com dedos nervosos, brigamos a respeito dos convites dessa solenidade, entrevistamos camareiras de motel, vimos a Letícia beber e perguntar: É assim que vocês ficam?

Tivemos colegas que lanchavam em lugar misterioso e até hoje desconhecido. Conhecemos a pressa de ir embora personificada na pessoa da Carla e da Vanessa. Aliás, elas estão aí ainda? Houve boato pós-festa que só se tornou verdade anos depois. Inventamos uma nova unidade de medida, a Ana Paica. Passamos noites acordados escrevendo as monografias. Há quem diga que isso não rende boas histórias, e talvez não renda mesmo, mas podem ter certeza, enraíza ótimos conhecimentos.

Bom, agora somos jornalistas, e mesmo que precisemos procurar emprego, pagar o aluguel, contas e mais contas… não deixemos que isso e que a “linha editorial” de nossa empresa ou publicação tire da gente aquela tesão que nos trouxe até aqui. A tesão pela notícia, pela verdade, pela defesa do que é certo, ético e justo. E não esqueçam, se passamos em mídia e recepção, somos capazes de tudo!

Obrigado colegas, um forte abraço, e muito boa sorte pra todos nós!

Anúncios

19 Respostas to “Esse foi o meu discurso de formatura…”

  1. Cleimara Says:

    Perfeito me ajudou muitoooo!!!

  2. Marisbela Timotio Says:

    Discurso da formatura
    ‎03/‎12/‎2011
    Senhoras e senhores pais e mestres boa noite .Em primeiro lugar gostaria de agradecer a presença de todos, ou melhor, gostaria de agradecer vosso sacrifício..É com muita alegria e dedicação preparei esse discurso para um momento tão precioso como este,ele só não é muito formal,como os senhores estão acustumado a ouvir.Não foi uma tarefa fácil pois aliás aqui se construiu uma segunda família.Nós convivemos quatro horas por dia com pessoas criadas de um jeito e muita das vezes com pensamentos contrário aos nossos.
    Mas com tempo aprendemos a admirar nossos colegas de classe e não foi difício,cada um tem um jeitinho cativante de ser.Por exemplo:os quetinhos são os que mais tem coisas legais para falar e que são mais presente quando precisamos,.Estou me referindo a .Kelli,Viviam,Thaís,Ían,Aninha.Laís e os de mais.Na sala tem os que falam muito,só não vou dizer que é a Vanessa,Gracieli,Francieli,Sônia,Rubin,Principalmente Ludmila sabe por que são meus amigos. Não podendo esquecer da turminha da zoeira:Pedrinho,jerferson,Diego,Cleiton,etc..que são que menos se destaca na sala né,pra não dizer ao contrário sabe.já estava me esquecendo que tem aqueles que amam rir nossa é tanta graça que cativa a gente:Vanessa,julina,jéssica,Pedrinho eos demais .Mas sem eles a 901 não teria graça.Não tem como mudar toda classe tem seu grupo onde nos encaichamos eu por ex sou do grupinho da risação e do conversar de mais.mas tudo bem.
    O bom da escola é que além de estudar ela te prepara para o mundo,por que do mesmo jeito que vc atura na sala vc vai ter que aturar lá fora.
    Tivemos momentos muito engraçados que foram marcantes como na aquela vez que todo mundo tirou cola pelo cel até proibiram agente de deixar o cel em cima da carteira. O que importa é que cada pedacinhos que passamos juntos será impossível de esquecer ,até das pessoas que já saíram dessa escola.Como o ex diretor Enrique,ele foi um homem que deixou saudades.Com eles eu aprendi que a união faz a força,que o respeito faz a diferença,eo mais lindo que a amizade é para todos os momentos da vida.
    Quero agradecer aos professores por ser um referencial para nós,por acreditar que somos capazes de tirar boas notas e por tornar cada aula enteressante e divertida,pode ter certeza que vcs deixaram uma cicatriz marcante em nosso peito,mas como uma coisa boa,além de mestres vocês foram nossos amigos.Não deixe niguém dizer que os senhores são ruins por que vocês foram mestres sábios e comprometidos com a educação.devemos a vcs tudo que sabemos hoje.palmas para eles.
    A partir do ano iremos para o ensino médio e muitos de nós seguirá escolas diferentes mas não podemos nos esquecer_lhe. Que ninguém irá correr atrás dos nossos sonhos por nós,então vamos estudar para dar orgulho aos nossos pais e mostrar para nós mesmo que somos capazes de realizalos.Mas para isso precisa-se de determinação e conhecimento.Não deixe que a vida te ensine de um jeito difícil ensine a ela para o rumo que deve seguir.
    Ao sairmos daqui levaremos conosco a amizade,o respeito,a percistência de crescer para ser alguém na vida e tudo que aprendemos, sentiremos saudades”O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram nós até aqui. Parabéns! Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.”
    o que vcs acharam?

  3. viviane Says:

    poxa vida esse discursso é de deixar qualquer um de queixo caído, caramba brilhante discursso, parabéns.

  4. Márcio Mattos Says:

    kara,sou advogado recém formado e faço jornalismo .na conclusão de curso sendo eu ou não o orador , da turma mas faço questão mesmo que o orador use esse discurso aliás ficou fantastico,parabéns…

  5. Palavras para eternidade « Falando Nisso Luiz… Says:

    […] parentes e amigos riram, mas não entenderam nada. Eu é que sei o verdadeiro significado deste texto. Rodrigo, neste espaço não sou prolixo, por isso te digo que para mim ele é um sonho realizado. […]

  6. Nelson Says:

    Tche, ótimo o discurso… lendo, estava aqui imaginando tu lendo isso, no teu jeito peculiar, único… Pena ter perdido a tua formatura… ..mas me alegro em ter participado de momentos tão unicos quanto os que descreves no discurso. Parabéns pela conquista…

  7. Thales Barreto Says:

    “E não esqueçam, se passamos em mídia e recepção, somos capazes de tudo!”

    Gostei muito dessa frase. hehehehehehe…
    Parabéns pela formatura. 🙂

  8. Roberto S Kellermann Says:

    Rodrigão, parabéns. Pelo objetivo alcançado, pelo texto direto, pelo seu acompanhamento à Rádio Santa Isabel em Viamão, etc. Parabéns a toda turma de formandos. Aqui um radialista que ainda não é jornalista, mas que é apaixonado por comunicação.
    Forte abraço!
    Roberto kellermann – O Repórter Andarengo

  9. Eduardo Grando Says:

    Mais uma vez parabens por esta obra. Grande abraço. Dudi.

  10. Rogério, o Leo Says:

    Só hoje eu lembrei de entrar no teu blog, e que surpresa ver o discurso reproduzido aqui. No dia seguinte à formatura eu te pedi o discurso no churrasco, lembra? Mas claro que não tinha pressa nenhuma, e foi até melhor reler agora, tantos dias depois. Mas como alguém já comentou antes de mim, reler agora nos faz relembrar aquele momento tão bacana de ti lá no púlpito. Parabéns pelo texto, mano. Muito bom mesmo.

  11. Thais Says:

    Uma salva de palmas para o assador: plac plac plac plac \o/

  12. Luiz Says:

    Perplexidade da Bruna demonstra o tamanho da qualidade do teu texto. Eu sabia que, enquanto tu guardavas a sete chaves esse texto, alguma coisa de extraordinário estava por nascer. Com esse talento Rodrigo e quatro anos de observação atenta só podia dar nisso. Lindo, de chorar e rir. Quem viveu isso não pode dizer outra coisa. E ainda me chamas de diamante, mas o que eu quero de verdade é ter o mesmo brilho que o teu. Ainda chego lá. Obrigado meu querido!

  13. Momento auto-explicativo « Telha do Tiago Says:

    […] …mas quem ainda precisar de palavras pra entender esse momento, clique aqui ou aqui. […]

  14. Bruna Says:

    Rodrigão tu escreveu sozinho??? Gente fico bom demais…amei o discurso de vocês!!! Parabéns….

  15. Tiago Medina Says:

    Eu li agora e parecia que estava vivendo aquele momento de novo.
    Realmente não provou lágrimas, mas me deu uma gostosa nostalgia…

  16. Letícia Bernardino Says:

    Lindo, lindo, lindo!!!!!! Já estou com saudade de tudo!!!

  17. Vivian Says:

    Mais uma vez, chorei de rir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: